CORPO REPRODUTIVO

Na hora da transa a gente quer saber mais da anatomia do prazer. Mas é muito importante conhecer também como funcionamos por dentro e como somos por fora. Para os homens é mais fácil se observarem. Além de permitido, seus genitais são externos! Já as mulheres conhecem pouco seu corpo, têm vergonha e receio de se olharem e de se tocarem. Muitas acham que isto é feio e nojento. Poucas já pegaram o espelhinho para verem como são seus genitais. A verdade é que tanto o homem quanto a mulher conhecem pouco sobre como são seus corpos. Então vamos lá!

Como são a mulher e o homem por dentro e por fora?

 

 

Como eu posso evitar uma gravidez?

Você deve escolher e usar algum método contraceptivo para evitar a gravidez. Se você procurar um serviço de saúde, você conhecerá todos os métodos contraceptivos que existem. Você descobrirá qual se adapta melhor ao seu estilo e período de vida. Aliás nos serviços públicos, você pode conseguir de graça o método contraceptivo que escolher, além dos exames que forem necessários. Pesquise e cobre de sua região!

O coito interrompido (« gozar fora ») funciona?

Apesar de ser muito usado por estar ao alcance de todos no momento certo, é o que menos funciona. É tão gostoso estar dentro da mulher que o homem acaba sempre tirando o pênis ejaculando. É muito difícil ter o controle sobre a ejaculação nesta hora. Este método não é seguro tanto para evitar a gravidez como para evitar pegar AIDS. Isto porque o homem tem uma lubrificação natural, que é expelida antes da ejaculação, quando está excitado. Esta lubrificação pode ter espermatozóides e vírus da AIDS em quantidade suficiente para haver gravidez e/ou contaminação.

O que é o diafragma?

É um outro método contraceptivo. É um anel flexível, côncavo, coberto de borracha que é colocado pela mulher no interior da vagina tampando o colo do útero. Seu uso é associado a geléia ou creme espermicida. Deve ser colocado 30 minutos antes da relação sexual e retirado após 6-8 horas da última relação. É muito eficiente se bem colocado. Devido ao fato das mulheres não terem o hábito de se tocarem e muitas vezes recearem ter algo estranho dentro de si mesmas, ele acaba sendo pouco utilizado. Vale a pena tentar! Mas atenção, ele não evita Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e nem AIDS!

A camisinha é segura?

A camisinha é um excelente método contraceptivo para adolescentes, evita a gravidez indesejada, a AIDS e as outras DST. É encontrada em qualquer lugar, é fácil de colocar e só estoura se não é colocada direito. Apesar de parecer fininha, ela é super resistente e flexível! Os centros de saúde geralmente dão camisinhas de graça, se você pedir. Cobre dos serviços públicos de sua região.

E a tabelinha, como funciona?

Não é muito segura para os 2-3 anos após a 1ª menstruação, normalmente o ciclo menstrual ainda não é regular nesse período. Para ser utilizada corretamente, deve-se marcar no calendário os dias em que a menstruação ocorre em cada mês. A marcação é feita durante seis meses seguidos, para que se conheça a duração dos ciclos menstruais. Um ciclo completo vai do 1º dia da menstruação até o dia anterior à próxima. Os ciclos, em geral, duram de 24 a 40 dias dependendo de cada mulher. Calcular o período fértil é simples: basta ver nas anotações o ciclo mais curto e subtrair 18; o número encontrado será o 1º dia do período fértil. Para achar o último dia fértil, basta pegar o ciclo mais longo e subtrair 11. Por exemplo, se uma mulher tem ciclos menstruais com duração de 26 a 30 dias, deve-se subtrair 18 de 26 e 11 de 30: os dois números obtidos, 8 e 19 indicam, o início e o fim do período fértil, nesse exemplo. Ou seja, para não engravidar, este casal deve evitar a penetração nas relações sexuais ou usar a camisinha no período do 8º ao 19º dia do ciclo menstrual da mulher. Lembre-se o 1º dia do ciclo é o 1º da menstruação.
(Esta resposta foi retirada da cartilha “Saúde da Mulher”, de José Aristodemo Pinotti, disponível no Centro de Referência da Saúde da Mulher).

O que é DIU?

O DIU quer dizer: dispositivo intra-uterino. É colocado por um médico no interior do útero. O mais usado tem a forma de um T, é pequenininho e feito com cobre ou plástico. É um método eficiente, mas como os outros, tem seus riscos. O DIU é mais aconselhável para as mulheres que já tiveram o 1º filho.

Como a pílula deve ser tomada? Ela é segura?

É bastante segura se tomada corretamente. O 1º comprimido deve ser tomado no 5º dia do ciclo menstrual e daí para frente um comprimido por dia até a cartela acabar. Espera-se 7 dias e começa-se a tomar a nova cartela. Neste intervalo dos 7 dias deverá ocorrer a menstruação. Outras pílulas têm maneiras diferentes de se tomar. Por ser um método contraceptivo à base de hormônios é preciso que o médico indique qual é a dosagem mais adequada para você. Também existem algumas restrições médicas sobre a pílula na adolescência, já que o corpo ainda está em transformação. Muito importante é saber que a pílula não deve ser tomada por quem fuma ou por quem tem mais de 35 anos. Vale a pena fazer uma consulta antes.

O absorvente interno pode se perder dentro da mulher?

Nada se perde dentro da vagina ou sobe para o útero! Existe só um buraquinho entre o colo do útero e a vagina por onde passa a menstruação. Este buraquinho só aumenta e, depois volta ao normal, para o nenê nascer. Portanto, meninas, podem usar o absorvente interno e o diafragma sem medo. Para tirar é só colocar os dedos dentro da vagina e puxar. O absorvente interno, para facilitar, já vem com um fiozinho! Lembre-se: é muito importante que o absorvente interno esteja no seu prazo de validade. Saiba que você deve necessariamente trocá-lo, no máximo, a cada 4 horas!

Se sentarmos num banco de ônibus que antes sentou um homem e que ainda esta quente e suado, eu posso engravidar ou pegar alguma doença?

Não, não e não! Nada tem o poder de penetrar pelas roupas e calcinhas! Ninguém teve nenê ou pegou alguma doença assim.

Como é o exame e a consulta ginecológica? Dói? Meus pais precisam ficar sabendo?

O médico deve manter sigilo quanto às informações confidenciais de seu paciente, que é você e não seus pais! Antes de tudo, ele vai conversar com você, esclarecer as suas dúvidas, estabelecer uma relação de confiança. Procure serviços públicos que atendam adolescentes. A equipe sabe que esta hora é constrangedora e cheia de receios, estando preparados para lidar com essa situação. Depois, suas mamas, abdômen e órgãos sexuais serão examinados, seu peso e sua altura também. O médico deverá ir contando para você por que e o quê esta fazendo. Você deve saber que existem instrumentos ginecológicos específicos para esta idade, especialmente se você for virgem. O exame não dói e se você quiser pode ficar uma enfermeira na sala. Nos serviços públicos as consultas, os exames, tratamentos e retornos são gratuitos! Procure o Centro de Saúde mais próximo de sua região, informe-se e exija uma consulta de qualidade!

O homem também deve fazer consultas periódicas com um médico?

Sim, apesar dos homens não serem educados para cuidarem de sua saúde. Além do mais, os garotos têm muitas dúvidas a respeito de seu corpo que podem ser esclarecidas: se os pêlos vão aparecer, se a voz vai engrossar, se a estatura está adequada, se o pênis está crescendo como deveria, se a quantidade de esperma em cada ejaculação é essa mesma, o que fazer com as espinhas. Estas consultas podem ser aproveitadas para se ter orientações sobre a relação sexual, sobre as doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, e sobre a responsabilidade também do homem em evitar uma gravidez indesejada. Existem serviços públicos que atendem gratuitamente e prestam a assistência necessária. Informe-se e exija uma consulta de qualidade! Não é favor, é seu, é nosso direito!

O que é a menstruação? Posso lavar a cabeça? Se eu tiver relações sexuais neste período corro o risco de engravidar?

A menstruação é a eliminação do revestimento interno do útero quando não houve a fecundação. Os hormônios são os mensageiros do organismo e fazem com que os ovários liberem o óvulo e o útero se apronte para receber o embrião. Se não houve gravidez, a produção de hormônio cai e o útero elimina, na forma de sangue, toda essa camada mais externa que produziu. O período que dura a menstruação varia em média de 3 a 5 dias, ela não é suja, muito pelo contrário, é bem nutritiva! É só lembrar que é o alimento do feto.
O odor forte se deve ao contato com o ar e ação de bactérias, por isso é importante sempre trocar o absorvente. Não há nada que impeça a mulher de lavar a cabeça, isto faz parte dos cuidados com o corpo. Também é muito pouco provável engravidar nesta fase, o óvulo já foi eliminado e o organismo ainda está se preparando para um novo ciclo.

Como são produzidos os espermatozóides e os óvulos?

Na puberdade os testículos passam a produzir os espermatozóides e é a testosterona, hormônio masculino, que inicia este processo. A produção de espermatozóides é ininterrupta. A mulher é diferente, nasce com todos os seus óvulos. A partir da puberdade a cada mês um óvulo é amadurecido e eliminado pelo ovário. Com a menopausa (última menstruação) a mulher não poderá mais engravidar, pois cessa seu processo de ovulação. Já o homem durante toda vida pode engravidar uma mulher, pois sempre está produzindo espermatozóides.