Será que estou grávida?


atualizado em 30/05/2004

Uma gravidez é a formação de um embrião que vai se desenvolver e crescer no útero. O embrião é formado metade dele pelo óvulo da mãe e a outra metade pelo espermatozóide do pai.

As meninas menstruam todo mês, e entre uma menstruação e outra, os ovários soltam um óvulo. Quando isto ocorre, chamamos de ovulação, e a menina encontra-se em seu período fértil, na fase em que ela pode engravidar. Pois se o óvulo encontrar um espermatozóide ele vai ser fecundado e formar um embrião, iniciando-se assim uma gravidez. Portanto, para que uma menina esteja grávida, primeiro ela tem que estar em seu período fértil. É necessário que exista o óvulo. Segundo, para formar o embrião é necessário à presença do espermatozóide. Os espermatozóides passarão ter contato com a menina quando o menino ejacular. Para haver o encontro eles devem ser depositados na vagina, o menino tem que gozar na vagina.

Muitos meninos e meninas enviam-nos perguntas para saber se ao fazer sexo anal, à menina pode ficar grávida. Sexo anal não engravida. Isso porque, os espermatozóides não vão encontrar o óvulo, são canais diferentes, o da vagina leva ao útero e o do ânus, não. Mas, pode acontecer um acidente quando o menino gozar, e escorrer um pouco de espermatozóide na vagina, e se a garota tiver no período fértil, ela poderá engravidar.

Outra situação muito prazerosa, porém, de risco quando não está usando a camisinha é, quando se fica brincando com o pênis na vagina, e na hora de gozar, tira o pênis da vagina para ejacular fora, e acaba ejaculando na entrada da vagina ou quando os meninos tiram na hora de gozar, escapa um pouquinho antes.

Uma vez formado o embrião, ele vai crescer no útero. Quando se está grávida não se menstrua, porque agora, o útero está com o neném dentro dele e, se sangrar, ele vai perder o embrião. Assim, o primeiro sinal de uma gravidez é a falta da menstruação, porque agora, o útero está ocupado em alimentar e proteger o embrião que se encontra dentro dele.

Quando o embrião está dentro do útero, ele começa a produzir uma substância que vai avisar todas as outras partes do corpo de que ele está ali. Essa substância chama-se gonadotrofina. É por causa desta substância que a mulher tem enjôos, mal-estar, náuseas, vômitos, vai mais vezes fazer xixi, tem mais dificuldades para fazer cocô, tem mais sono, cansaço e dor nas mamas. Portanto uma forma indireta de vermos se o embrião está no útero, é detectarmos se no corpo tem essa substância, através do exame de sangue ou através do exame de urina. Assim, se no seu sangue tiver esta substância é porque tem o embrião que a está produzindo. Uma forma direta de você saber se está grávida é fazer uma ultra-sonografia, que vai olhar dentro do seu útero e saber se existe um embrião ou não.

Assim, antes de se desesperar, perder noites de sono, ficar angustiada, sofrer e ficar pensando em fazer alguma besteira que pode ser de risco para sua vida, por causa de uma suspeita gravidez, verifique algumas questões antes:
Houve contato do espermatozóide com a vagina?
Você transou em seu período fértil?
A sua menstruação atrasou mais do que o normal?
Você sentiu sintomas de gravidez?
Você fez exame de sangue ou ultra-sonografia?
É bom lembrar, que consultar um profissional, é a melhor escolha.

Dr. Jorge Góes
Ginecologista
CRM 87007

Claudecy de Souza
Psicólogo - CRP 06/69861