Descoberta a origem da aids


Atualizado em 14/06/03

    O vírus da aids nasceu do cruzamento de dois outros vírus encontrados em macacos na África, segundo pesquisadores. As duas cepas virais provavelmente passaram para os chimpanzés quando estes primatas se alimentaram de carne de macaco infectada, para depois chegar ao homem na forma do HIV, indica o estudo, publicado na revista Science.

    Pesquisas anteriores já mostraram que o HIV-1, vírus que causa a forma mais comum da aids em seres humanos, originou-se de um vírus símio de imunodeficiência, ou SIV, que infecta chimpanzés. Mas Como o SIV chegou aos primatas permanecia um mistério.

    Cientistas americanos e ingleses analisaram o padrão genético de uma variedade de cepas do SIV em macacos africanos e concluíram que pelo menos duas delas se combinaram para formar o SIV que hoje é encontrado em chimpanzés. Foi esta forma de SIV que passou para a população humana e deu início à pandemia de HIV-1 que matou milhões de pessoas.

    ''A recombinação dos vírus de macacos ocorreu nos chipanzés, que o transmitiu para os seres humanos  em pelo menos três ocasiões'', disse Frederic Bibollet-Ruche, virologista da Universidade de Alabama em Birmingham e co-autor do estudo. Segundo ele, a transferência dos primatas para o homem teria ocorrido antes de 1930. Sabe-se que uma segunda forma de aids, causada pelo HIV-2, foi transmitida do macaco africano diretamente para o homem, sem passar pelo chimpanzé.

Assunto retirado do Jornal Tribuna do Paraná