Sondagens


Sondagens...

"Sondagens sobre o aborto de 1965 a 1998: Medição ou Influência sobre a opinião pública?"
O Professor Raymond J. Adamek (Departamento de Sociologia, Kent State University) tenta arranjar resposta a esta pergunta através do seu trabalho . 

A sua análise sobre as maiores sondagens de opinião relativas à questão do aborto, durante aquele período, revela-nos que, pela forma como as questões são feitas, o que de fato está a ser medido não é a opinião pública acerca das atuais práticas e leis abortivas. O que, na realidade, está a ser medido é a sua opinião perante leis e práticas abortivas imaginárias. Isto deve-se ao fato de muitas questões não apresentarem de maneira correta os fatos. 

Umas dessas situações está exemplificada na maneira como essas questões tratam do tema "direitos". O Professor Adamek explica que analisou "todas as questões que, de 1965 a 1998, mencionavam explicitamente a mulher e o bebê (por nascer) e a palavra "direito(s)". Uma questão ilustrativa dos "direitos da mulher" é: "É a favor ou contra a decisão do Supremo Tribunal permitindo o direito de a mulher abortar durante os três primeiros meses da gravidez?" (Yankelovich Clancy Shulman 4/5/89). 
"Encontramos 66 itens que questionam os direitos da mulher em (escolher) abortar, mas nenhuma perguntando exclusivamente sobre o direito do bebê em nascer! Pendendo sobre um lado da questão dos direitos, as sondagens dão-nos uma incompleta e superficial imagem da opinião pública". 

Outra área problemática é o fato de 65% das questões que se referem a decisões abortivas serem apresentadas como tendo envolvido o médico. Contudo, na realidade, menos de 25% das mulheres envolvem o médico no processo de tomar a decisão. Ora, como o Americanos aprovam a necessidade médica como uma justificação para o aborto, mencionando o médico na questão do aborto aumenta as respostas no sentido "pró-aborto". 

Um bom conselho: não olhe apenas para os resultados das sondagens; olhe para as suas questões. 


Fonte: Priests for Life - December 13, 2001